quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Coisas para lembrar

Até 1990, Angola era um país comunista clássico. Toda a atividade econômica estava nas mãos do Estado, os cidadãos tinham cotas de suprimentos básicos etc. Eu, que fui criado dentro da cultura diferente, sempre associei esse modelo de organização social a uma coisa triste, desesperançada. Se calhar, fruto da propaganda capitalista.

J., o mesmo do post abaixo, viveu o comunismo na infância e tem uma visão bem diferente do que foi aquilo:

"As pessoas eram mais humanas, havia mais afeto mesmo, entre os estranhos. Se eu parasse na estrada, a caminho da escola, logo parava uma viatura e me oferecia uma boléia. Hoje? Iam é me atropelar. Só vais no carro se der algum dinheiro. As pessoas pensam só em si. Naquela altura, tínhamos os sábados vermelhos, onde todos se uniam para fazer a limpeza dos bairros, das ruas, eram momentos em que as pessoas se ajudavam umas às outras. Quase não existiam gatunos, você podia deixar a viatura aberta na rua. Mas, agora que somos uma economia de mercado, todo mundo só pensa em si próprio, em acumular riqueza passando por cima dos outros. Não estou a dizer que aquele modelo económico era melhor, tinha muitas falhas. Mas, do ponto de vista da união entre as pessoas, epá, isto aqui era outro país."

3 comentários:

Anônimo disse...

Não se pode ter tudo.
Desenvolvimento é o que todos pedem.
E muitas vezes desenvolvimento é sinal de confusão.
Viva Angola com petroleo nos pipe-line mas sem sangue nas ruas.

kandanda disse...

Mas amigo os (...)ismos têm faces diferentes...uma de sedução melifica hilariante de contextos ideológicos e outra de obsessão materialista que perverte a ética e a deontologia da natureza humana. Por isso, a democracia (não sendo a perfeição nem a sublime segurança da sociedade e dos seus Homens)é ainda assim o melhor contexto de convivência social.

Anônimo disse...

Só fico surpreso porque essas lembranças me parecem um tanto quanto romantizadas em um país que viveu sob guerra civil, angolanos vs. angolanos.