quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Arte Angolana Chega à São Paulo, no Brasil

Visitantes observam exposição em Luanda: São Paulo, no Brasil, também verá arte africana contemporânea

Será aberta amanhã, dia 05, em pleno centro de São Paulo, a primeira galeria de arte africana contemporânea em terras brasileiras. Tendo a Fundação Sindika Dokolo como mentora, a Soso será uma espécie de embaixada cultural de Luanda em nosso país. Na abertura, estarão expostos os trabalhos de quatro jovens artistas angolanos das áreas de vídeo e fotografia. A curadoria é do artista plástico e músico Fernando Alvim e a organização do empresário Mário de Almeida, do restaurante Bahia.

Em Luanda, a Fundação organiza a Trienal (a próxima mostra está prevista para 2010, e eu acho ótima a idéia de, na falta de espaços físicos, utilizar outdoors espalhados pela cidade como suportes para as obras. Com certeza irei ver essa exposição e rever Luanda), promoveu a mostra Luanda Pop, na última Bienal de Veneza, e patrocina a banda Next, um grupo que faz música eletrico-afro-acústica e é minha última lembrança sonora do Elinga Teatro. Se saudades matassem, eu estava no esquife.

O mais bacana desta notícia, para além de termos Angola agora mais ao nosso lado no Brasil, é que o novo espaço vai contribuir para a revitalização urbana do Vale do Anhagabaú, uma região belíssima do centro de São Paulo onde está o Teatro Municipal e a Praça da República. O poder público abandonou essa zona da cidade por décadas, mas agora ela renasce, belíssima, sob a responsabilidade da iniciativa privada. Os angolanos marcaram um super gol em estabelecerem-se "nesse sítio".

Instalada num andar do Edifício Seguradoras, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o mesmo que projetou Brasília, a galeria fica ao lado do prédio dos Correios, no comecinho da Avenida São João. Quando você vier à São Paulo, visite a Soso e dê também um pulinho na Pinacoteca do Estado, na Sala São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa, no Centro Cultural Banco do Brasil e no Museu Afro Brasil, este último no Parque do Ibirapuera. É um banho de cultura inesquecível percorrer todos esses espaços.

Sucesso para a Soso.

5 comentários:

AM disse...

X.,
Você não perde uma, né? Alias, aqui em Sampa, saio do escritório e vou correndo ver a exposição! O convite é incrível e ficará preso na geladeira por muito tempo. Obrigado. Depois te escrevo contando minhas impressões.
Abraços,
AM

Anônimo disse...

quando li o título do post, pensei:
deve ser um texto da "menina de Angola" e então abri para ler.
Começo a leitura e vem-me à memória a escrita do X.
Quanto mais leio, mais me lembra o X, e no finzinho, afinal, quem postou este texto tão lindo?
O X claro.
Ah, X, saudades das suas postagens aqui, nesta Casa.
Obrigada
Fátima

X disse...

Querida Fátima,
Obrigado pelo carinho. Eu anunciei a despedida, mas confesso que não consigo me desligar da Casa de Luanda. Sempre que der - e a notícia for relevante para a querida Angola - datilografarei algumas linhas nesse blog. Estava olhando o mapa dos Recent Visitors agora e só na Oceania ainda não nos lêem.
Se alguém aí poder me mandar uns pedacinhos das paredes do Elinga, o cheiro do mar da Ilha, o som das kizombas, os sotaques de Luanda e de Lisboa misturados, a vista do Cais de Quatro e o sorriso da Kianda, eu agradeço.
Semana que vem eu vou publicar um post imenso, escrito por um amigo meu, pode esperar, leitora querida.

Menina de Angola disse...

X que legal hem!! Uma pena eu não estar por ai para ver isso de perto. Tenho certeza que vai ser um sucesso essas exposição.

beijao

Anônimo disse...

oi! eu sou Sachi, da Fundação Sindika Dokolo Brasil. Belo texto sobre o evento. Um super beijo.